quarta-feira, 2 de abril de 2008

Breve histórico para acessibilidade

Desde a antigüidade o homem se preocupa com as relações entre o espaço habitado e o seu próprio corpo. No século 1 AC, o arquiteto romano MARCUS VITRUVIUS POLLIO , conhecido como VITRUVIO , escreveu um tratado completo de arquitetura em dez livros, chamado DE ARCHITECTURA , onde estudou as proporções do corpo e suas implicações métricas. EUCLIDES , matemático grego do século 3 AC, fundador da Escola de Alexandria, já denominava de “ razão media e extrema “ a divisão de um segmento em duas parte seguindo uma proporção definida e que no século XIX passou a chamar-se Seção Áurea, que hoje está presente em qualquer estudo sobre tamanho e dimensão relacionados ao corpo humano.

Leonardo da Vinci no Renascimento, concebeu seu famoso desenho da figura humana, baseada no homem de Vitruvio, e em estudos matemáticos envolvendo a Seção Áurea, imaginando o homem em harmonia com o universo.



Em 1946, o arquiteto suíço-francês LE CORBUSIER (1887-1965), criou um modelo de padrões de dimensões harmônicas à escala humana, aplicáveis a Arquitetura e ao Desenho Industrial, denominado pelo autor de Modulor , o qual fazia a aproximação entre o sistema métrico empregado na França e Alemanha e o sistema inglês, de polegadas, usado na Inglaterra e Estados Unidos. Assim, o Modulor passou a determinar alturas e larguras para o desempenho de várias atividades domésticas e de trabalho, sendo largamente adotado por arquitetos e desenhistas industriais pelo mundo afora.

*******
BARRAS DE APOIO É NA MIL ASSENTOS 11 - 3032 0074

ACESSE: www.milassentos.com.br/blog